Lote 112A
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Colecionismo

Colecionismo / Numismática - ficha de passagem das Barcas da Companhia Nictheroy & Inhomerim no valor de 240 Reis em bronze dourado e polido, medindo 45 x 34 mm. No 1 de Março de 1855 houve a fusão das duas companhias: a Companhia de Navegação de Nitcheroi e a Companhia Inhomerim juntas vieram a formar a famosa Companhia de navegação Nitcheroi &. Inhomerim Nessa ocasião a "Santa Cruz uma barca com características similares a Especuladora , que naufragou, também veio fazer parte do transporte entre Rio e Niterói . Com três mastros e rodas propulsoras movidas a vapor , ela também transportava carga , animais e passageiros. Além de percurso Rio- Niterói, os navios dessa nova companhia atingiam também as localidades de Piedade, Ilha de Paquetá, Ilha do Governador, São Cristóvão e Botafogo. Nesta época, as primeiras fichas foram lançadas para a nova companhia . Em vez de bilhetes, os passageiros compravam fichas e as apresentavam ao embarcar. As primeiras fichas não eram muito vistosas. De formato octogonal, alongadas mediam 48x32 mm e eram de zinco.Eram uniface e com o valor no centro - na orla os dizeres: COMPANHIA NICTHEROI & INHOMERIM . Nos arquivos constam os valores de 40, 80, 120, e 240 réis como então existentes. Poucos exemplares destas fichas existem hoje, provavelmente por terem sido utilizadas por pouco tempo. O segundo e mais fomoso lote de fichas dessa companhia foi criado pela firma "W. J. Taylor" de Londres. A vistosa ficha media 45.5 x 34,5 mm e foi feita em bronze. No campo do averso ve-se a barca "Santa Cruz", a todo vapor. No orla: COMPANHIA NICTHEROI & INHOMERIM. No reverso, ao centro, os valores: 40, 80, 120, 160, 240, 320, 400, 640 e 1000 réis respectivamente, com a orla decorativa. Após essas duas emissões de fichas metálicas, a companhia finalmente imprimiu as passagens em papel de acordo com a localidade, e a hora do dia é que determinava o seu preço. Por exemplo, em 1862 a viagem Rio-Niterói custava 120 reis para as pessoas calçadas e 80 reis para os descalços. Após 20 horas todos pagavam 500 reis. Com destino ao porto de Estrela, os adultos pagavam 1500 reis e as crianças abaixo de 12 anos, 500 reis. A "Companhia Nictheroi & Inhomerim" durou 12 anos e foi instrumental na abertura do comércio e transporte na Baia da Guanabara e os portos circunvizinhos.Em 1861 a companhia deixou de existir e foi substituída pela "Companhia de Barcas Ferrry" que já existia desde 1862. Com o fim da "Companhia Nictheroi & lnhomerim" deixou se de utilizar fichas durante quase 100 anos.

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Tipo: Colecionismo

Colecionismo / Numismática - ficha de passagem das Barcas da Companhia Nictheroy & Inhomerim no valor de 240 Reis em bronze dourado e polido, medindo 45 x 34 mm. No 1 de Março de 1855 houve a fusão das duas companhias: a Companhia de Navegação de Nitcheroi e a Companhia Inhomerim juntas vieram a formar a famosa Companhia de navegação Nitcheroi &. Inhomerim Nessa ocasião a "Santa Cruz uma barca com características similares a Especuladora , que naufragou, também veio fazer parte do transporte entre Rio e Niterói . Com três mastros e rodas propulsoras movidas a vapor , ela também transportava carga , animais e passageiros. Além de percurso Rio- Niterói, os navios dessa nova companhia atingiam também as localidades de Piedade, Ilha de Paquetá, Ilha do Governador, São Cristóvão e Botafogo. Nesta época, as primeiras fichas foram lançadas para a nova companhia . Em vez de bilhetes, os passageiros compravam fichas e as apresentavam ao embarcar. As primeiras fichas não eram muito vistosas. De formato octogonal, alongadas mediam 48x32 mm e eram de zinco.Eram uniface e com o valor no centro - na orla os dizeres: COMPANHIA NICTHEROI & INHOMERIM . Nos arquivos constam os valores de 40, 80, 120, e 240 réis como então existentes. Poucos exemplares destas fichas existem hoje, provavelmente por terem sido utilizadas por pouco tempo. O segundo e mais fomoso lote de fichas dessa companhia foi criado pela firma "W. J. Taylor" de Londres. A vistosa ficha media 45.5 x 34,5 mm e foi feita em bronze. No campo do averso ve-se a barca "Santa Cruz", a todo vapor. No orla: COMPANHIA NICTHEROI & INHOMERIM. No reverso, ao centro, os valores: 40, 80, 120, 160, 240, 320, 400, 640 e 1000 réis respectivamente, com a orla decorativa. Após essas duas emissões de fichas metálicas, a companhia finalmente imprimiu as passagens em papel de acordo com a localidade, e a hora do dia é que determinava o seu preço. Por exemplo, em 1862 a viagem Rio-Niterói custava 120 reis para as pessoas calçadas e 80 reis para os descalços. Após 20 horas todos pagavam 500 reis. Com destino ao porto de Estrela, os adultos pagavam 1500 reis e as crianças abaixo de 12 anos, 500 reis. A "Companhia Nictheroi & Inhomerim" durou 12 anos e foi instrumental na abertura do comércio e transporte na Baia da Guanabara e os portos circunvizinhos.Em 1861 a companhia deixou de existir e foi substituída pela "Companhia de Barcas Ferrry" que já existia desde 1862. Com o fim da "Companhia Nictheroi & lnhomerim" deixou se de utilizar fichas durante quase 100 anos.

Informações

Lance

Termos e Condições
Condições de Pagamento
Frete e Envio
  • TERMOS E CONDIÇÕES

    1ª As obras que compõem o presente LEILÃO, foram cuidadosamente espertizadas pelos organizadores que, solidários com os proprietários das mesmas, se responsabilizam por suas descrições.

    2ª Em caso eventual de engano na espertizagem de obras, comprovado por peritos idôneos, e mediante laudo assinado, ficará desfeita a venda, desde que a reclamação seja feita em até 5 dias após o término do leilão. Findo o prazo, não será mais admitidas quaisquer reclamação, considerando-se definitiva a venda.

    3ª As obras estrangeiras serão sempre vendidos como Atribuídas.

    4ª O Leiloeiro não é proprietário dos lotes, mas o faz em nome de terceiros, que são responsáveis pela licitude e desembaraço dos mesmos.

    5ª Elaborou-se com esmero o catálogo, cujos lotes se acham descritos de modo objetivo. As obras serão vendidas NO ESTADO em que foram recebidas e expostas. Descrição de estado ou vícios decorrentes do uso será descrito dentro do possível, mas sem obrigação.Pelo que se solicita aos interessados ou seus peritos, prévio e detalhado exame até o dia do pregão. Depois da venda realizada não serão aceitas reclamações quanto ao estado das mesmas nem servirá de alegação para descumprir compromisso firmado.

    6ª Os leilões obedecem rigorosamente à ordem do catalogo.

    7ª Ofertas por escrito podem ser feitas antes dos leilões, ou autorizar a lançar em seu nome; o que será feito por funcionário autorizado.

    8ª O Leiloeiro colocará a titulo de CORTESIA, de forma gratuita e confidencial, serviço de arrematação pelo telefone e Internet, sem que isto o obrigue legalmente perante falhas de terceiros.

    8.1. LANCES PELA INTERNET: O arrematante poderá efetuar lances automáticos, de tal maneira que, se outro arrematante cobrir sua oferta, o sistema automaticamente gerará um novo lance para aquele arrematante, acrescido do incremento mínimo, até o limite máximo estabelecido pelo arrematante. Os lances automáticos ficarão registrados no sistema com a data em que forem feitos. Os lances ofertados são IRREVOGÁVEIS e IRRETRATÁVEIS. O arrematante é responsável por todos os lances feitos em seu nome, pelo que os lances não podem ser anulados e/ou cancelados em nenhuma hipótese.

    Em caso de empate entre arrematantes que efetivaram lances no mesmo lote e de mesmo valor, prevalecerá vencedor aquele que lançou primeiro (data e hora do registro do lance no site), devendo ser considerado inclusive que o lance automático fica registrado na data em que foi feito. Para desempate, o lance automático prevalecerá sobre o lance manual.

    9ª O Leiloeiro se reserva o direito de não aceitar lances de licitante com obrigações pendentes.

    10ª Adquiridas as obras e assinado pelo arrematante o compromisso de compra, NÃO MAIS SERÃO ADMITIDAS DESISTÊNCIAS sob qualquer alegação.

    11ª O arremate será sempre em moeda nacional. A progressão dos lances, nunca inferior a 5% do anterior, e sempre em múltiplo de dez. Outro procedimento será sempre por licença do Leiloeiro; o que não cria novação.

    12ª Em caso de litígio prevalece a palavra do Leiloeiro.

    13ª As obras adquiridas deverão ser pagas IMPRETERIVELMENTE em até 48 horas após o término do leilão, e serão acrescidas da comissão do Leiloeiro, (5%). Não sendo obedecido o prazo previsto, o Leiloeiro poderá dar por desfeita a venda e, por via de EXECUÇÃO JUDICIAL, cobrar sua comissão e a dos organizadores.

    14ª A entrega das mercadorias arrematadas será no local da Exposição, mediante comprovação de pagamento. Para os arrematantes que não puderem recolher os lotes no local, fazemos o serviço de embalagem e despacho por Empresa que o arrematante indicar, com prévio depósito do valor arrematado somado ao custo de embalagem e despacho. Quando enviado pelo Correio será com seguro contra extravio com limite de valor do Correio. Desde já avisamos que toda remessa é de total responsabilidade do arrematante; estando o Leiloeiro e a administração do Leilão, desobrigados porta-afora do recinto do Leilão.

    15ª O descumprimento destas condições pelo arrematante resultará na impossibilidade do mesmo alegar qualquer fim de direito, ficando eleito o foro do estado do Rio de Janeiro Comarca da Capital, para dirimir qualquer incidente alusivo à arrematação.

  • CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

    A vista com acréscimo da taxa do leiloeiro de 5%.
    Através de depósito ou transferência bancária em conta a ser enviada por e-mail após o último dia do leilão.
    Não aceitamos cartões de crédito ou débito

  • FRETE E ENVIO

    As despesas com retirada e remessa dos lotes, são de responsabilidade dos arrematantes. Veja nas Condições de Venda do Leilão.
    Despachamos para todos os estados.