Peças para o próximo leilão

516 Itens encontrados

Página:

  • LIGIA PALOMBINI - Primeira  " Cenário refletido", serigrafia, med. 46 x 61 cm. Tiragem 42/50. CID, datado 1981. A segunda "Crepúsculo", med. 46 x 61cm. Tiragem 42/50. CID 1981 Emolduradas com vidro, med. 117 x 80 cm.
  • SEM ASSINATURA, pôster "Dança", med. 40 x 135 cm. No estado.
  • LIGIA PALOMBINI  " Campos", serigrafia, PA, med. 69 x 50 cm. Emoldurado com vidro, med. 88 x 68 cm. CID, datado 1982.
  • ELIANE SOARES - 4 paisagens, tec. mista e crayon, assinado e datado 1978, medindo 15x10 cm cada, moldura c/ vidro 38x28 cm
  • Desenho original batalha contra paraguaios de Miranda Jr,com moldura e vidro.
  • Ordem do dia do Exercito Imperial Quartel General do Commando emChefe na Costa do Arroio Talita no Estado Oriental 5 de maio de 1852.
  • Ordem do dia Nº 25 do Comando das armas da Vargem Grande 25 de Março de 1840.
  • Ordem do Dia do comando das armas da Villa de ltapucuru-mirim, Nº 24 dede 23 de Março de 1840.
  • Ordem do Dia do comando das armas da Villa de ltapucuru-mirim, Nº 23 de 22 de Março de 1840.
  • Desenho original do Marques de Barbacena
  • Desenho original com Caxias e soldados
  • CORREIO (O) DOS AÇORES pelo Redactor do Padre Amaro no. IV - Dezembrode 1830 e Janeiro de 1831 - 22x14,5 - páginas 294/436 do Tomo l- sem folha de rosto ecasa impressora - Enc. em 1/2 couro vermelho com douração na lombada. - Padre Amaroé 0 pseudônimo de Joaquim Ferreira de Freitas de quem Innocencio, no vol. IV, p. 77 dáuma boa descrição de sua notável capacidade intelectual e do seu menos nobre caráter,e ao Correio não se refere. Trata-se de um alentado estudo sobre o Imperio do Brasilenvolvendo fatos desde a chegada de D. João VI até às vésperas da renúncia de D.Pedro I, fruto de maquinações que descreve. Ao mesmo tempo em que faz severascríticas ao Brasil e seu povo (p. 360), faz igualmente elogios (p. 361). Sobre D. Pedroescreve: "Se o Imperador do Brasil reinasse na Europa, como podéra ter reinado sequizesse, elle seria o idolo dos povos livres, e o modelo dos Monarchas constitucionaesSeu Nome augusto seria proferido em toda a parte com respeito, acatamento, eadmiração. Mas Sua Magestade preferio o Brasil para salva-lo da anarchia, e quizpermenecer nelle para o fazer próspero e feliz (p. 374)." Em suma, publicação das maisinteressantes, circa 1831.
  • CURA D'ALDEA - (Jose Agostinho de Macedo) - Bazes Eternas da ConstituiçãoPolitica achadas na cartilha do Mestre Ignacio pelo sacristão do Padre *** Dedicadas aossenhores cathedraticos da universidade, seus oppositores, doutores simplices, estudantes, ebedeis; assim como a todos os senhores officiaes, e curiosos de cartas constitucionaes - escudocom as armas reais portuguesas - Lisboa - Impressão da Rua Formosa Ne 42- fio- Anno 182420,5x15 - no verso da folha de rosto "Satisfação" - 48 pp. - Enc. em 3/4 chagrin azul escuro comdouração na lombada por E. Berger. -Innocencio, IV, p. 197, no 2273; Galvão, 2, p. 823 - Oautor é o Padre José Agostinho de Macedo, um dos mais prolixos escritores portuguesesdo início do século XIX, deixando vastíssima obra. Nasceu em Beja em 1761 e morreuem Predouços, no seu sítio, em 1831. Célebre orador sacro, critico e poeta, dotado deprodigiosa facilidade para versejar escreveu diversos poemas, alguns dos quais estãorelacionados. O seu gênio atrabiliíário e invejoso ditou-lhe virulentos panfletos, dentre osquais A Tripa Virada e a Besta Esfolada, em que seu talento desce as mais grosseirasviolências de linguagem. Manteve também divertida guerra de epigramas com Bocageque contra ele escreveu a Pena de Talião. Era inimigo encarniçado dos liberais, contra osquais escreveu os seus mais injuriosos libelos.. Defensor de D. Miguel e contra osdireitos de D. Pedro 1, do Brasil e IV de Portugal. O folheto, é rico de conceitosconstitucionais, seus princípios e fins.
  • CORRESPONDENCIA ENTRE O MINISTERIO DA FAZENDA e a Legaçãoem Londres concernente ao emprestimo contrahido em 1865 e publicada Por Ordem dollmo. e Exm. Sr. Conselheiro João da Silva Carrão, MinistroSecretário de Estado dos Negocios da Fazenda - fio - Rio de Janeiro - Typographia Nacional - Rua da Guarda Velha -fio- 1866 - 21,5x13 - 117 pp. - Enc. conservando as capas da brochura em 1/2 pelica vermelha com douração na lombada. Catalogo, p. 721, no 8366; Argeu, p.132. Argeu atribui a autoria da compilação a Virgilio Correa Filho e afirma que grande parteda correspondência é assinada pelo Barão de Penedo, o que é verdade, uma vez que foiele autorizado pelo Imperador, em 6 de julho de 1865 (fls. 23), a negociar e contrair dempréstimo em Londres, no tempo em que era Ministro e Secretario de Estado dosNegócios da Fazenda e Presidente do Tribunal do Thesouro Nacional José Pedro Diasde'Carvalho. O empréstimo de 1865, e no valor de  5.000.000 (cinco milhões de librasesterlinas), celebrado com a Casa Rothschild de Londres, foi feito para "fazer face asdespesas extraordinarias da guerra em que está empenhado contra o Governo do Paraguay" (fls. 48), com juros de 5% ao ano e no valor de face de  74, quer dizer, decada 100 libras de papel emitido, o Brasil só recebia 74 libras, mas pagava juros sobre100 libras. Os documentos oficiais transcritos dão um nítida ideia da dificuldade para seobter o empréstimo para a guerra, salvo com 0 pagamento de juros acima do mercado, ecom valor de face reduzido, bem como da situação do mercado mundial de empréstimosnessa época sediado em Londres. Importante documento sobre a história da dívidaexterna do Brasil.
  • LUIZ, Fr. Francisco de S. - Glossario das palavras e frases da Lingua Francezaque por descuido, ignorancia, ou necessidade se tem introduzido na locução portuguezamoderna; com o juizo critico das que são adoptaveis nella. Por D. *** Bispo Reservatariode Coimbra, Conde de Arganil, do Conselho de Sua Magestade, Presidente da Camarados Senhores Deputados da Nação Portugueza, e Socio effectivo da Academia Real dasSciencias - vinheta ilustrada da Academia Real das Sciencias - Lisboa - Na Typographiada Academia R. das Sciencias - entre fios 1827- Com Licença de S. Magestade -22x16-no verso epígrafe em português - 1 f. s/n com o extrato da Ata da Academia + IX ff.comPrefação + 166 pp. - Enc. em 3/4, chagrin azul escuro com douração na lombada por E.Berger. - Innocencio, Il, p. 428, n 1152; Azevedo-Samodães (em S.Luis), p. 497, n 3090a edição de 1846 - 1a. edição Com grandes margens.
  • MORAES, Mello (A.J.de ) - Chronica Geral do Brazil pelo Dr. **systematisada e com uma introducção por Mello Moraes Filho - fio - Rio de Janeiro - LGarnier - Livreiro-Editor - 71 - Rua do Ouvidor - 71 - fio - 1886 - 22x14 - Tomo Primeiro -1500-1700 - falsa folha de rosto e no verso relação de obras do autor + 1 f. s/n em brancoe no verso litografia de Lemaitre do autor + XV ff.com Introducção + XIV ff comBiographia + 495 pp. + LIV f.com Sumario das Materias + XXIX ff. com IndiceAlphabetico - Tomo Segundo -igual folha de rosto -+ 430 pp. + LIX ff.com Summario dasMaterias + XXXIX ff.com Indice Alphabetico - Enc. em '2 couro marrom com douração nalombada. - Estranhamente não é citado em nenhuma das bibliografias consultadas. Na p.345 noticia em 13 de Junho de 1842, a morte do "tenente general Felisberto CaldeiraBrant Pontes, senador do Império pela provincia das Alagoas, na fundação do senado",que era o irmão materno 14 anos mais velho de Pedro Dias Paes Leme, marquês deQuixeramobim.
  • (1) - VILHENA, Luiz dos Santos - Recopilação de Notícias Soteropolitanas e Brasílicas - Contidas em XX Cartas, Que da Cidade de Salvador Bahia de Todos os Santos escreve Hum a outro Amigo em Lisboa, debaixo de nomes alusivos noticiando-o do Estado daquella Cidade, sua Capitania, e algumas outras do Brasil: feita e ordenada para servir na parte que convier de Elementos para a História Brasílica. Ordenada de Plantas Geographicas, e Estampas - Dividida em trez tomos que ao Soberano e Augustissimo Princepe Regente N. Sr. o Muito Alto e Muito Poderozo Senhor Dom João Dedica e offerece O mais humilde dos seus vassalos *** Professor Regio de Lingoa Grega na Cidade da Bahia - Anno de 1802 - Bahia- Imprensa Official do Estado Rua da Misericordia n. 1 - 1921 -23x15 - Livro I - Il| ff.com Indice das Materias e das Estampas + 1 f. s/n com Errata + XVI ff, com comunicação feita pelo academico Braz do Amaral à Academia de Lettras da Bahia + 302 pp. + 1 f. desdobrável + 302 pp - Livro ll-1922 na capa da brochura e 1921 na folha de rosto -+ igual folha de rosto t pp. 308/576 - Livro l - igual folha de rosto + pp. 582/983 - Enc. conservando as capas da brochura em 3/4 pelica azul com douração na lombada.(2) - Recopilação de Notícias da Capitania de S. Paolo - Dividida em duas partes eacompanhada de duas plantas geographicas intereçantes e pouco vulgares para servirna parte que convier de elementos para a História Brasílica - Offerece e Dedica ao llmo. eExmo. Senhor D. Roderigo de Souza Coutinho, Ministro e Secretário de Estado daRepartição da Fazenda, Presidente do Real Erario, Conselheiro de Estado de Sua AltezaReal o Principe Regente Nosso Senhor e Presidente da Bibliotheca Publica *** ProfessorRegio de Lingua Grega da Cidade da Bahia - Lisboa - MDCCCII - fio - Bahia - ImprensaOfficial do Estado - Praça Municipal - 1935 -23x15 - 1 f. s/n com Vigésima Primeira Cartade Vilhena + II ff. s/n com Ao Leitor + 1 f. sn/ com dedicatória + 90 pp. + 1 f. s/n comcolofão - Enc. igual aos dois outros volumes conservando as capas da brochura em 3/4pelica azul com douração na lombada. - Honorio, p. 140, no 207; M & Berrien, p. 73, N605 e p. 856, n 5840; Andrade, p. 484, no 4429; - 12 edição impressa das cartas deVilhena, adquiridas pelo Dr. José Carlos Rodrigues, e que hoje se encontram naBiblioteca Nacional, como tudo explicado nos comentários iniciais feitos por Braz do Amaral. No excelente Catálogo do próprio Rodrigues, na p. 641, no 2544, as cartas sãominuciosamente descritas. Honório diz tratar-se "da melhor obra sobre a Bahia no séculoXVIIIe está é a primeira edição". Na folha s/n da edição de S. Paulo está explicado arazão da publicação separado da "vigésima primeira, sobre a capitania de S. Paolo"referida no primeiro volume. O autor foi o professor de grego na Bahia, nascendo em1769 e falecendo em 1802. Os dois primeiros volumes ricamente ilustrado com mapas eplanchas desdobráveis, além de desenhos e gravuras, algumas inclusivecores e absolutamente completo conforme Indice das matérias e das estampas no início doprimeiro volume identificadas. Edição completa e rara.
  • LISBOA, Vicente de Santa Rita - Sermão de Acção de Graças pelo felizajuntamento dos Representantes da Nação Portugueza, e Instalação das Cortes naCidade de Lisboa - Prégado na Basilica de Santa Maria Maior estando presente oGoverno Supremo do Reino, os Senhores Deputados, e hum concurso innumeravel deCidadãos de todas as classes, e dedicado a todos os Portugueses por *** PresbyteroSecular - escudo com as armas portuguesas - Lisboa - Na Imprensa Nacional. 1821Com Licença da Commissão de Censura - 14,5x9,5 - 31 pp. - Enc. em pleno couroverde em caixa com douração na lombad. - Innocencio, Vll, p. 440, no 179 - "Quemnos diria a nós, 6 Portuguezes, que depois de tantos annos de amargura, quando atéhum suspiro era hum crime, chegaria tempo, em que todo o Cidadão Portuguezentrasse na posse de seus direitos, e pudesse dar hum ai em liberdade" (p. 13).
  • FIEL (HUM) VASSALO DO PRINCIPE - Discurso Paneretico, Dirigido àNação Portugueza, Para despertar aquelles, que se conservão em apathia, a tomar asArmas, e para animar o calor, e enthusiasmo daquelles, que, vingão a causa da Patria,daquelles, que estão promptos a sacrificarem-se por ella, e a defendel-la,obedecendoaos seus Chéfes como somos obrigados. Por *** que está ho Serviço, e que deseja obem da Nação - vinheta - Lisboa - Na Typografia Lacerdi|aAnno MDCCCIXCom Licença da Meza do Desembargo do Paço16,5x10,5 - no verso epigrafe latinade Tito Livio - 30 pp - Enc. em pleno chagrin marrom, com riscos e florões na capa econtra capa, seixas internas douradas e douração na lombada por E. Berger. - Vibranteapelo para a expulsão dos franceses do território português. "Vamos, ataquemos Osfaccionarios de Napoleão, elles não se reproduzem, vem com as armas nas mãosmas tem no coração o desejo de fugir (p.29). Limpa, nítida e bela impressão de livroque acredito seja de toda a raridade, pois não é citado em nenhuma bibliografia, nemmesmo das obras anônimas. A Biblioteca Nacional tem um exemplar em032.01.11.n.8.
  • J. C. M. A. - (Jose Calheiros de Magalhães e Andrade) - Regras das CincoOrdens de Architectura segundo os princípios de Vignhola com um ensaio sobre asmesmas ordens feito sobre o sentimento dos mais celebres architectos escriptas emfrancez por *** e expostas em portuguez. ...por ** - Com o augmento de várias reflexõesinteressantes sobre as mesmas Ordens; com a Ordem Attica, e com uns Principios deGeometria Prática, que facilitão a intelligencia desta Obra, e de outras d'este genero; econtém noventa Estampas abertas em cobre - Offerecido ao Excellentissimo eReverendissimo Senhor D. Francisco de Lemos de Faria Pereira Coutinho. Bispo deCoimbra, de Arganil, Senhor de Côja, do Conselho de Sua Magestade Fidelissima, etc.,etc., etc. - Quarta Edição - Lisboa - 1858 - Na Typographia de José Baptista MorandoRua do Moinho de Vento n 59 - Vende-se na loja da Viuva Bertrand e Filhos, ao Chiado,ao pé da lgreja de N. Senhora dos Martyres, no 45 20,5x14 - 1 f. s/n com gravura a cobre+ VII ff.com Prologo + 154 pp. + 6 gravuras na parte de geometria + 81 gravuras na partede arquitetura - Enc. em 3/4 chagrin havana com carcelas para proteger as gravuras edouração na lombada por E. Berger - Innocencio, IV, na p. 287 refere-se, unicamente, a1a. edição que é de 1787, e a segunda de 1830. Galvão, 2, p. 148 cita a 3a. edição que éde 1851, sendo a nossa a 4a. edição. Faltam 2 gravuras. lacopo Barozzi dito Vignhola,nasceu em 1507 e faleceu em Roma em 1573, arquiteto, e é dele a Igreja do Gesú (aprincipal dos jesuítas) em Roma, começada em 1568 por ordem do Cardeal Farnèse e lacopo Barozzi dito Vignhola, nasceu em 1507 e faleceu em Roma em 1573, arquitetoe é dele a lgreja do Gesú (a principal dos jesuitas) em Roma, começada em 1568 porordem do Cardeal Farnèse e terminada por Giacomo della, Porta e que tem um dosaltareslapislazuli e bronze dourado para mim dos mais bonitos de Roma, o deSanto Ignacio, no qual o seu corpo está enterrado. O tratido das cinco ordens daarquitetura teve a primeira edição em 1562, e muitas edições em diversas línguas.Com alguns furos de bicho no dorso e nas grandes margens, restaurados e sematingir as gravuras.

516 Itens encontrados

Página: