Peças para o próximo leilão

605 Itens encontrados

Página:

  • GUIMARÃES, Bernardo      (Bernardo José da Silva Guimarães) - Lendas e Romances por *** -  Uma Historia de Quilombolas - A Garganta do Inferno - A Dansa dos Ossos - Rio de Janeiro - B. L. Garnier, Livreiro-Editor do Instituto Historico do Brasil -   17,5x11,5  - s/data (circa 1871) - falsa folha de rosto e no verso relação das obras do autor + 229 pp. + 1 f. s/n com Indice e no pé Typ. - Franco-Americana, rua da Ajuda n. 18 seguido de O Garimpeiro - Romance por *** - Rio de Janeiro - B. L. Garnier - Livreiro-Editor do Instituto - 69, Rua do Ouvidor, 69 - falsa folha de rosto e no pé Typ. Franco-Americana, rua d´ Ajuda, 18 - 1872 - 276 pp. + 1 f. s/n com índice - Enc. portuguesa da Casa Corazzi & Co, Lisboa, em  pelica marrom com douração na lombada - Blake, 1, p. 414 - 1a. edição da Lendas e Romances, sendo a indicação de Blake imperfeita ao não citar o impressor e o número de páginas e ainda indicar como Lendas e narrativas, quando o título correto é o acima transcrito. Comete engano também quanto a data da segunda obra - O Garimpeiro - uma vez que indica 1875, quando a data impressa é 1872 (1a. edição), igualmente não indicando o impressor e nem o número de páginas. Aliás, quanto ao autor, Blake não tem culpa, visto que na parte final de seus comentários lamenta que o autor não me habilitasse a dar de suas obras uma noticia mais completa, satisfazendo o meu pedido.
  • VELHO SOLITARIO - Processo da Actualidade pelo *** - vinheta - Rio de Janeiro - Typ. - Progresso - 1868  - 19x11,5 - 30 pp. - Enc. em  couro marrom com douração na lombada. - Catalogo, p. 683, nº 7846; Tancredo, p. 148, nº 1137 (não identifica o pseudônimo). - Trata-se de um brilhante desabafo do autor contra o que ele chamou de golpe de estado, pela dissolução, por Decreto Imperial, da Câmara temporária em 23 de julho de 1868, a qual ele afirma já estaria dissolvida desde o anterior dia 16, fazendo severas críticas ao comportamento do Marquês de Caxias, afirmando: A razão de estado do 16 de julho foi o commando em chefe do marquez de Caxias na guerra do Paraguay. O marquez de Caxias já em fevereiro ultimo tinha lavrado a sentença sobre a política interna. E, antes, afirma: A escolha do senador pela provincia do Rio-Grande do Norte não foi a razão, foi o pretexto. Opúsculo  interessante pela testemunha dos fatos históricos.
  • ESMEIN, A. - Le Délit d´Adultère a Rome et la Loi Julia de adulteriis coercendis - Étude de Droit Pénal Romain par *** agrégé a la Faculté de Droit de Douai - Paris - L. Larose, Libraire-Éditeur - 1878  - 21,5x13 - 80 pp. + 1 f. s/n com Table des Matières - Enc. antiga em  chagrin marrom com douração na lombada.
  • SCHMID  O Exercito A Verdade pelo 1º Tenente graduado - Rio de Janeiro - Typ. da Rua da Ajuda nº 20 - 1871  - 18,5x13 - 18 pp. + III ff. s/n com tabela de vencimentos - Enc. conservando as capas da brochura em cor azul com a reprodução da folha de rosto em  chagrin marrom com cantos e douração na lombada por E. Berger.  Sem referências bibliográficas -  Trata-se de um candente manifesto denunciando os péssimos salários pagos aos militares em confronto com os cargos civis, apresentando nas tabelas as respectivas diferenças. Diz o autor: Poderá ser bom soldado aquelle cujos recursos mal chegam para alimentar-se? Aquelle cujos vencimentos de um mez não chegam para comprar um farda ? E, mais adiante: A paz com a republica do Paraguay, comprada com o sangue de milhares de bravos, de quem o governo hoje escarnece, parecia surgir com uma aureola brilhante para o exercito brazileiro, mas uma nuvem negra cerrou completamente o horizonte de nosso risonho porvir e a borrasca veio desfolhar nossas corôas de louro para atirar ao lodaçal as folhas salpicadas do sangue desses bravos! Acreditamos seja folheto muito raro, cujo autor (anônimo) e o destino dele após a denúncia, desconhecemos.
  • SOUZA, T. Oscar Marcondes de - A Descoberta da America e a supposta prioridade dos portuguezes de accordo com a Historia e a Cartographia Americana Vetustissima - Com um prefacio de J. Capistrano de Abreu - S. Paulo - Casa Vanorden - 1912 -  Do Instituto Historico e Geographico de São Paulo  - 22x15 - VIII ff. + 130 pp. + 1 f. s/n - Enc. em pleno couro marrom com douração na lombada. - 1ª edição.. Conjuntamente se encontra encadernado de Alberto de Carvalho Memoria a respeito da sepultura rasa do Descobridor do Brazil Pedro Alvares Cabral na Igreja da Graça em Santarem Portugal - epígrafe em latim - Appello a favor da idéa do levantamento de um tumulo destinado às suas cinzas (Com duas photogravuras fóra do texto) - vinheta ilustrada - Lisboa - Typographia do Commercio -  1902 - 23 pp. inclusive com ilustrações.
  • PRADO, Eduardo(Eduardo Paulo da Silva Prado) - A Bandeira Nacional - 1ª edição - São Paulo - Escola Typographica Salesiana - 1903 -  - 18,5x12 - 89 pp. - Enc. conservando as capas da brochura em  pelica azul com douração na lombada. - M. & Berrien, p. 484, n. 3690; Andrade, p. 449, nº 4058 - Ilustrada com X estampas de bandeiras do Brasil nos tempos, a maioria a cores. Ex-libris de José Pires dos Santos
  • FELICIANO, José - (verde) O Descobrimento do Brazil (preto) (esboço de apreciação historica) por *** 4º Centenario - (preto) São Paulo - 1900 - CXIII da Revolução Franceza e XII da Republica Brazileira - no alto nº 7 (verde) Republica Occidental (preto) Patria Familia Humanidade Viver para outrem  - 19x12 - na falsa folha de rosto e dentro de uma portada em azul Typographia a Vapor Espindola, Siqueira & C. - 1900 - 1 f. s/n com a bandeira do Brasil estilizada + 136 pp. + 1 f. s/n com errata - Enc. em 1/2 pelica vermelha com douração na lombada. - Galvão, 2, p. 861; Rodrigues, p. 235, nº 969
  • FIDIÉ, Brigadeiro (J.J.da Cunha Fidié) - Vária Fortuna d´um Soldado Portuguez, offerecida ao público pelo *** - Lisboa - Typ. de Alexandrina Amelia de Salles - Rua dos Gallegos nº 47  1850 - 21x14 - 116 pp. + 1 f. s/n + Documentos numerados 6, 7 e 8 desdobráveis entre as pp. 39 e 41. Enc. conservando as capas da brochura em 3/4 chagrin azul com douração na lombada. - Innocencio, III, p. 393 (não em p. 293), nº 895; B. de Moraes, ed. 83, p. 308. - Transcrevo Borba de Moraes: João José da Cunha Fidié was  commanding officer of the Military Academy in Lisbon. Having been unjustly dismissed he appealed to Queen Maria II, and in the document which accompanied the petition he refered to his military services in Piauhy in 1823. Fidié was Comandante das Armas in Piauhy, and defested the Brazilian troops supportung Independance in the battle of Genipapo, but he was later defeated and surrendered in Caxias. He was taken captive to Rio de Janeiro, and afterwards sent to the struggle for independence in Piauhi and Maranhão as a guerra do Fidié. Na edição comemorativa do 120º aniversário da Guerra da Independência no Piauí - Outubro 1942, feita pela Biblioteca  Arquivo Público e Museu Historico do Estado do Piauí, em 1942 (anotado na segunda parte), o ensaio do Dr. Herminio de Brito Conde relativos ao meio social e às lutas da Independência no nordeste do Brasil realça a figura de Fidié como o intrépido chefe anti-independente do Nordeste, porventura o mais serio adversário da nossa unidade. Este conceito ressalta da autobiografia do cabo de guerra luso  (p. 13). Limpo e com grandes margens.
  • MAGALHÃES, Basilio de  - Expansão Geographica do Brasil até fins do seculo XVII pelo Professor *** (Socio Correspondente do Instituto)  - 22x14 - pp. 30/173 - Enc. conservando a capa da brochura da Livraria J. Leite em pleno couro vinho com douração na lombada. Trata-se de parte da Revista do IHGB, vol. 2º, referente ao Primeiro Congresso de Historia do Brasil realizado em 1914. É o mais extenso, fundamentado e documentado estudo sobre a matéria.Traz no fim extensa bibliografia.
  • LAET, Joannes de - Historia ou Annaes dos Feitos da Companhia Privilegiada das Indias Occidentaes desde o seu começo até o fim do anno de 1636 por *** - Traducção dos Drs. Jose Hygino Duarte Pereira e Pedro Souto Maior -  Rio de Janeiro - Officinas Graphicas da Bibliotheca Nacional - 1916  - 26x17,5 - (1º volume) - IV ff. + 278 pp. e intercalada nas pp. 4/5 gravura com o retrato do autor - (2º volume) - mesma folha de rosto II (Livros VIII-XIII) - 1925 - pp. 280/662 - Enc. conjuntamente em  chagrin verde com douração na lombada = Innocencio, XXII, p. 128; B. de Moraes, I, p. 385, e ed. 83, p. 452; - É a separata dos volumes 30, 33, 38, 41 e 42 dos Anais da Biblioteca Nacional, período de 1916/1925. Diz Borba de Moraes: The complete work (with a translation of the remaining books made by Pedro Souto Maior) appeared in the An. da Bibl. Nac. do Rio de Janeiro. These four parts are scarce. A edição princeps é de Leyde, 1644. É obra fundamental e indispensável para o perfeito conhecimento do dominio holandês no Brasil, principalmente sobre as atividades da Companhia das Indias Ocidentais. É a 4ª edição da obra e Borba de Moraes a considera "scarce". Exemplar completo e ilustrado
  • RIBEIRO, Thomaz (Thomaz Antonio Ribeiro Ferreira) - D. Jayme ou A Dominação de Castella. - Poema por com uma Conversação Preambular pelo senhor A. F. de Castilho - Lisboa - Typ. da Sociedade Typographica Franco-Portugueza -  1862  - 21x13,5 - 1 f. s/n com dedicatória + LX ff. com Duas Palavras do Autor e Conversação Preambular de A. F. de Castilho + 285 pp. + XI ff. com Notas ao Poema e Erratas - Enc. em  chagrin azul com cantos e rica douração na lombada por E. Berger. -Innocencio, VII,p. 325, nº 102; Azevedo-Samodães, p. 315, nº 2806 (pouco vulgar), Galvão, 2, p. 478 - 1a. edição. Consta o poema de 9 cantos, em riquíssima variedade de metros. Diz Innocencio em seus exaustivos comentários que as phrases de louvor, e o applauso não equivoco com que foi acolhida e saudada esta brilhante estréa pela imprensa de Lisboa, tiveram o seu contraste em varias folhas do Porto, e das Provincias. Afirma, ainda, que vários foram os impressos que criticaram o poema, além dos artigos jornalisticios, dentre eles sobressaindo o de Manoel Roussado, Roberto ou A Dominação dos Agiotas - Poema heroi-comico, A Conversação de Castilho assim termina: Lisboa 11 de julho de 1862, ao meio dia, ao cantar a primeira cigarra d´Anacreonte na copa da minha olaia. A sua poesia é marcada por um gosto romântico com tendências nacionalistas. A edição brasileira foi impressa no mesmo ano pela Typ. Portugal e Brazil de J. P. da Silva Rocha, como informa Paulo Berger,
  • GONZAGA, Thomaz Antonio  - Marilia de Dirceu por *** - Nova Edição mais correcta e augmentada de huma Introducção Historica e Biographica pelo Dr. J.M.P. da Silva - vinheta alegórica do editor com uma arpa - Rio de Janeiro - Eduardo e Henrique Laemmert - Rua da Quitanda nº 77  1845 - 16x9,5 - no verso Typogr. Universal de Laemmert Rua do Lavradio 53 - XL ff. com Introducção + 242 pp. inclusive o Index das Lyras - Enc. em pleno bradel azul com douração na lombada - Innocencio, VII, p. 322 nº 99; Pinto de Mattos, p. 313; Blake, 7, p. 279 ; Rodrigues, p. 273, nº 1144; Borba de Moraes, I, p. 311 e ed. 83, p.367; B. de Moraes (PC), p. 173   - A Introducção - elogiada por Innocencio na p. 320 - de João Manuel Pereira da Silva é de leitura obrigatória. Lição de Historia do Brasil e da importancia das Lyras amorosas de Gonzaga, comparando-as as poesias de Petrarca e outros. Importante também porque na f. XIV transcreve a declaração de Gonzaga quando do ingresso na Universidade de Coimbra declarando sua nacionalidade: Thomaz Antonio Gonzaga, no dia 1º de Outubro de 1763, natural do Porto, filho do desembargador João Bernardes Gonzaga, matéria que até aquela época era motivo de controvérsia quanto a nacionalidade de Gonzaga que morreu em 1809, em Moçambique. E, ao final, escreve: Sua poesia he a flôr d´alma, como as flôres são a poesia da terra; prende, encanta, captiva, arrasta, ao som de huma melodia que se não póde definir, e nosso pensamento já esvoaça com elle, ignorando, mesmo onde nos guia a inspiração do poeta, mas contente  de acompanha-lo;. Borba de Moraes, I, p. 311: This is the first edition to bear the author´s name in full e no Período Colonial O texto continua sendo o da edição de 1811 e da de Bulhões. O estudo de Pereira da Silva tem o mérito de ter revelado que Gonzaga nasceu no Porto, conforme a certidão que tirou da matrícula do poeta na Universidade de Coimbra em 1763. Alguns furos de bicho no dorso e no pé das margens inferiores sem atingir a mancha tipográfica e três carimbos fora do texto.  - Edelweiss, I, p. 42, nº 325;
  • CATALOGO DA MAPPOTHECA DO MINISTERIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES -  (Primeira Parte) - Limites do Brasil - I - Novo Continente - II - America Meridional - III - Brasil - IV - Regiões Limittrofes do Brasil - armas da República - Rio de Janeiro - Imprensa Nacional - 1926  - 25,5x17 - V ff. com Nota Explicativa + 1 f. s/n com o ex-libris da Mappotheca do Ministério + 263 pp. - nova folha de rosto com (Segunda Parte) - I - Planispherios - II - Atlas - III - Europa - IV - Novo Continente - America Septentrional - V - America Meridional - VI - Brasil Mappas geraes, Estados maritimos, Estados Centraes - Acre - VII Series Hydrographicas - escudo com  as armas da República - Rio de Janeiro - Imprensa Nacional - 1929 - IV ff. com Advertencia + 1 f. s/n com o ex-libris da Mappotheca do  Ministério + 262 pp. - Enc. conjuntamente pela Casa Zelio Valverde em  couro marrom com douração na lombada
  • FREIRE, Brito (Francisco de Brito Freire) - Viagem de Armada - Edição Comemorativa do Tricentenário da Restauração de Portugal - 1940 - Publicação do Instituto Histórico e Geográfico de Santos - Empreza Graphica da "Revista dos Tribunaes" - 22,515 - III ff. s/n + 83 pp. + 1 f. s/n com colofão - Enc. conservando as capas da brochura em  carneira azul com douração na lombada. - Edelweiss, II, p. 55, nº 2307;  - Reedição da raríssima obra de Brito Freire, Viagem da Armada da Companhia do Comercio, imprensa em Lisboa em 1655. Raro
  • MAUA, Visconde de - Autobiografia - (Exposição aos credores e ao público) - seguida de O Meio Circulante no Brasil - Edição prefaciada e anotada por Claudio Ganns, acompanhada de indicações genealógicas, históricas e bibliograficas e de 30 gravuras fora do texto - Depoimentos Historicos - Zelio Valverde - Editor - Rio - 1942 - 21,5 14,5 - 368 pp. - Enc. conservando as capas da brochura em pleno chagrin marrom, com  a  cabeça dourada e rica douração na lombada. - Exemplar nº 50/100 em papel Holanda, numerado e assinado pelo prefaciador
  • ABREU, J. Capistrano de - O Descobrimento do Brasil - Edição da Sociedade Capistrano de Abreu - Annuario do Brasil - 1929.  - 22,5x15,5 - II f. s/n e na segunda carimbo da Sociedade e nº 0362 +  349 pp. + I f. s/n com homenagem e no verso colofão - Enc. em 3/4 carneira marrom com douração na lombada. - Pinto do Carmo, p. 64; M. & Berrien, p. 401, nº 3267; Andrade, p. 338, nº 2833; Edelweiss, II, p. 155, nº 3275. - 2a. edição da tese apresentada quando do concurso para a cadeira de Historia do Brasil no Colégio Pedro II, em 1883 antes anotada. Exemplar de nº 362/2000.
  • REVISTA DO ARQUIVO PUBLICO - 1º e 2º Semestres - ano IV - Numero VI - Recife - Pernambuco - 1949 - Secretaria do Interior e Justiça - impresso na Imprensa Oficial - Recife - 1951 - 1 f. s/n com ex-libris do Instituto + 2 f. s/n + 1 f. s/n com retrato de Barleus + 719 pp. - Enc. em  couro vermelho com douração na lombada. - Traz uma série de Conferencias sobre a Batalha do Guararapes. Ilustrado inclusive com fac-similes desdobraveis. As capitulares são em vermelho. No fim tem a apresentação por José Antonio Gonsalves de Mello de dois relatórios de Adriaen Verdonck e Adriaen van Bullestrate  Raro.
  • - BELL, Aubrey F. G. - Um Humanista Português Damião de Góis - Retrato de Damião - Tradução do inglês por Antonio Alvaro Dória, seguida das Cartas Portuguesas de Damião de Góis - Editorial Império Lda. - Lisboa - 1942 - Edições "Ocidente" - 18,5x12,5 - 112 pp. + II ff. s/n - Enc. conservando as capas das brochuras conjuntamente com a obra a seguir em pleno couro azul com douração na lombada. - Fernão Lopes - 2.ª edição, corrigida - Ilustração com o retrato de Fernão Lopes - Tradução do inglês por Antonio Alvaro Dória - Edição da Revista "Ocidente" - Lisboa - 1943 - 18,5x12,5 - 108 pp. + II ff. s/n - Enc. conservando as capas das brochuras conjuntamente com a obra anterior em pleno couro azul com douração na lombada.
  • DANTAS, Julio - (vermelho) O Amor em Portugal no século XVIII - (preto) - ilustrações de Alberto Sousa - Segunda edição revista - Porto - Livraria Chardron, de Lello & Irmão, editores - Rua das Carmelitas, 144 - 1917  - 21,515 - falsa solha de rosto + II ff. s/n + 364 pp. - Enc. em  carneira marrom com douração na lombada.Na folha após a de rosto está impresso: Esta obra foi publicada em 1915, no jornal de Lisboa A Capital, com ilustrações de Alberto Sousa.
  • BARBOSA, Ruy - Discurso no Colégio Anchieta - Casa de Ruy Barbosa - 1953 - 1 f. s/n com retrato de Ruy + XXV ff. + 91 pp. + 1 f. s/n com colofão - Enc. com  capas da brochura em pleno couro azul com douração na lombada.

605 Itens encontrados

Página: